4189
Discussão de atividades com a utilização do software smath em disciplinas do ciclo básico nos cursos de graduação em engenharia;
lucas ramis ferreira bernardino, Paulo Fernando Silva Sousa;
COBENGE23
[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
O viés com que as disciplinas dos semestres iniciais da graduação em engenharia civil costumam ser abordadas tem alimentado um antigo debate sobre a necessidade de revisão das metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas ao ensino superior. Disciplinas como cálculo diferencial e integral e Geometria analítica, que compõem o chamado ciclo básico, geralmente são abordadas por um viés essencialmente matemático e muitas vezes desconectado da realidade profissional dos discentes, o que lhes confere a fama de serem disciplinas abstratas e pouco relevantes para o contexto profissional. Sendo assim, este artigo tem por objetivo, mostrar um exemplo de prática de ensino que pode tornar as aulas de disciplinas do ciclo básico mais interessantes, com o uso de software, e de forma a estimular o pensamento crítico e também a autonomia dos estudantes. Assim, o presente trabalho apresenta duas propostas de atividades, para as disciplinas de cálculo 1 e também geometria analítica, que podem ser desenvolvidas em sala de aula de forma que se correlacione conceitos das disciplinas básicas com o contexto profissional e melhore a assimilação dos conteúdos trabalhados nas disciplinas. As atividades propostas foram desenvolvidas utilizando o software Smath Studio.
ciclo básico. contexto profissional. smath studio.