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Artigo


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DIFUNDINDO O ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO UTILIZANDO O SCRATCH E O ARDUINO PARA ADOLESCENTES DA CIDADE DE LINHARES NO ESPÍRITO SANTO;

VINICIUS BELMUDS VASCONCELOS TATAGIBA, LUCIANO LEONARDO SAMPAIO FORTES, Raphael Ricardo Mantovani, Luiz Soneghet Nascimento, Larissa Dalbem Fuzari;

COBENGE23

[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia

[316] 07.Extensão na Educação em engenharia

O ensino de lógica e linguagem de programação melhora o pensamento crítico e a articulação de ideias para propor soluções de problemas em diversas áreas do conhecimento humano. Além disso, o ensino de programação vai além de simplesmente digitar alguns códigos. Programar requer do aluno habilidades técnicas, tais como: o conhecimento de linguagens de programação, de ambientes para a construção do código, de embasamento matemático e de outras capacidades que estão mais relacionadas a aspectos cognitivos e psicológicos, a exemplo da habilidade de representar bem o problema e saber decompô-lo, de construir o seu significado, de criar modelos mentais que auxiliem a busca da solução, de abstrair conceitos e reconhecer padrões. Devido algumas limitações como a falta de capacitação de docentes para trabalhar o ensino de lógica com os adolescentes ou até mesmo à falta de conhecimento sobre a importância da área na formação destes jovens, poucas escolas do município de Linhares abordam sobre o assunto em seu currículo, sendo a maioria que aborda sobre este assunto, escolas particulares. Pensando nisto, o projeto de ensino de programação nas escolas possui como objetivo principal a inserção de alunos da comunidade externa ao campus da instituição na área de programação de computadores, visando desenvolver nestes alunos habilidades que irão além da programação, utilizando para isto, a linguagem de programação em blocos do SCRATCH que é totalmente intuitiva, juntamente com aplicações práticas com o Arduino, para assim despertar o interesse nos alunos participantes. Adicionalmente, o projeto também possui como objetivo proporcionar aos alunos bolsistas a experiência de lecionar e realizar o planejamento das aulas e atividades aos alunos participantes.

Lógica de Programação; Scratch; Arduino; Ensino e Aprendizagem
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