Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4187

A ARTE NO ENSINO DAS ENGENHARIAS: LIÇÕES A PARTIR DE PINTURAS;

Gilmar Barreto, Regis Pasini;

COBENGE23

[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia

Há anos se discute o ensino de engenharia tanto em sua forma quanto em relação ao seu conteúdo, que, aliás, vem perdendo destaque, sem deixar de ser fundamental, para um ensino baseado em competências. Essas mudanças vêm ocorrendo com o objetivo de formar engenheiros cada vez mais aptos a atuar em um mundo com problemas cada vez mais complexos. Apesar desse movimento, o desenvolvimento de conceitos relacionados às humanidades ainda é incipiente, exceto no que se refere à necessidade de trabalho em grupo, boa comunicação e resiliência. Para que haja uma formação completa de um profissional consciente de suas responsabilidades, é de extrema importância que haja uma integração cada vez maior entre a engenharia e as humanidades. É neste contexto que este trabalho foi desenvolvido, abordando imagens de pintores que comprovam que a integração destas áreas apresenta alguns exemplos que caminham neste sentido, dando aos alunos de engenharia uma visão mais humanística do seu percurso, para isso iremos apresentar várias pinturas que podem ser encontrados em museus que permitem estudar e compreender o desenvolvimento da engenharia através de pinturas e imagens e como elas podem ser exploradas. As referências citadas mostram que as ideias apresentadas foram utilizadas por professores preocupados em melhorar o Ensino de Engenharia.

Educação em Engenharia, Humanidades, Soft-skills
Voltar