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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMREPRESENTAÇÃO GRÁFICA - ENSINO DE DESENHO TÉCNICO COM INSTRUMENTOS E CAD NA ENGENHARIA;

Evandro Cardozo da Silva;

COBENGE23

[96] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[314] 05.Educação Mediada por Tecnologia

Com CAD (Computer-Aided Design) podemos desenvolver produtos com protótipos virtuais (VP-Virtual Prototype). Na formação de engenheiros que tem o paradigma convencional de um currículo de engenharia mecânica, base da formação dos cursos do departamento das engenharias da mobilidade (EMB) (automotiva, aeroespacial, mecatrônica, ferroviária e naval), aprendem CAD na segunda fase e CAE (Computer-Aided Engineering) nas últimas fases. Por meio das práticas de projetos das equipes de competição (Baja-SAE, Barco Solar, Robótica, Fórmula-SAE, Eficiência Energética, Aerodesign, Foguetemodelismo) os alunos buscam conhecimento e habilidade na tecnologia virtual que pode ser explorada e garantir que protótipo físico RP (Rapid Prototyping) e CNC (Computer Numerical Control) validem o VP com o uso contínuo de CAD e CAE. Com esta experiência nos projetos envolvidos, o discente aprende engenharia de forma diferenciada como um novo paradigma nos currículos de base mecânica. Neste trabalho, a Representação Gráfica (RG) é definida como primeiro passo na competência analógica, com desenho de prancheta, e na competência digital que pode ser com uso concomitante de um sistema CAD. Na RG são apresentados os fundamentos do Desenho Geométrico (DG) e a Geometria Descritiva (GD) aplicados no Desenho Técnico (DT), com equilíbrio e precisão. Com a experiência do desenho com instrumentos e o uso contínuo de CAD, devemos preparar o engenheiro para desenvolver sua capacidade visual espacial na prancheta com o desenvolvimento da habilidade de técnica de esboço à mão livre para criar ideias de projetos de forma rápida e precisa. Assim, com esta habilidade, sua competência digital no uso preciso de um sistema CAD se completa. A transição, ou mesmo o uso simultâneo, da prancheta para o CAD fez do aplicativo GeoGebra como uma solução amigável que pode ser adotado em outras disciplinas, mesmo nas fases iniciais. Já expostos os fundamentos do DG e da GD, é apresentado o DT na RG com o processo de ensino-aprendizagem no regime especial de aulas remotas. No resultado do método PBL (Project-Based Learning) adotado, este público encontrou a competência reconhecida na RG em um ambiente digital. Com o uso de um CAD 3D consagrado e muito popular, SolidWorks® versão educacional, é possível desenvolver projetos de ensino (disciplina RG), pesquisa (TCCs) e extensão (CAD para a comunidade).

Representação Gráfica. Desenho Técnico. CAD. PBL. VP.
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