Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4184

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMODELO TPACK: PROPOSTA DE UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS;

Fernanda Gobbi de Boer Garbin, Adriana Justin Cerveira Kampff;

COBENGE23

[96] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[314] 05.Educação Mediada por Tecnologia

Este artigo apresenta o planejamento e avaliação de uma experiência de aprendizagem para o desenvolvimento de competências dos estudantes do componente curricular Simulação Computacional, de um curso de Engenharia de Produção. No desenvolvimento da proposta, utiliza-se como referência o modelo Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK). O Design Based Research (DBR) foi definido como abordagem metodológica, e um questionário com 4 questões foi aplicado, em que os estudantes avaliaram a experiência em uma escala Likert de 5 pontos. O modelo TPACK mostrou-se eficaz, integrando conteúdos, metodologias de ensino e aprendizagem e tecnologias, adequados às necessidades dos estudantes de engenharia que participaram do estudo.

TPACK, simulação computacional, competências, Engenharia de Produção
Voltar