4183
CALOUROS: INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE PESQUISA EM LABORATÓRIOS NA FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UFPA;
ANNA BEATRIZ RIBEIRO COSTA, AMANDA LUCENA DE MEDEIROS, MARIA DE FATIMA MENDES LEAL, ROBERTO TETSUO FUJIYAMA;
COBENGE23
[97] 06. Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
[315] 06.Acolhimento de Ingressantes, Acompanhamento dos Estudantes e dos Egressos
Ao ingressarem no ensino superior, os estudantes enfrentam certas circunstâncias de adaptação, porém, sobretudo nos cursos de Engenharia, verifica-se que a transição do ensino médio para o superior não ocorre de maneira acolhedora, resultando, muitas vezes em evasão. O presente trabalho visou avaliar a influência da inclusão de calouros em projeto direcionado a pesquisa e publicação de artigos como forma de incentivo à participação dos discentes em atividades laboratoriais na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará. O objetivo do artigo é expor o efeito da inclusão dos indivíduos recém-admitidos em atividades laboratoriais, verificando a difusão de discentes em outros laboratórios da faculdade após a experiência adquirida, relacionando também uma temática sustentável sendo abordada juntamente com a ideia de redução da evasão estudantil.
Adaptação. Pesquisa. Laboratórios.
Voltar