4178
MODELOS REDUZIDOS DE ESTRUTURAS COM APLICAÇÃO NO ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL;
SCHAIENNY SANTOS SALVADOR, JULIANA DA CRUZ VIANNA PIRES;
COBENGE23
[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
O estudo de sistemas estruturais é uma das disciplinas centrais na área de estruturas. O seu conhecimento é importante tanto para o curso de Engenharia Civil como também para o curso de Arquitetura e Urbanismo. Entretanto, a forma como o conceito sobre estruturas vem sendo abordado nos cursos, não faz com que o estudante compreenda a concepção estrutural. As aulas são demasiadas teóricas e nem sempre motiva o estudante a desenvolver sua intuição e seus conhecimentos teóricos. Diante da questão apresentada, teve-se como objetivo propor melhorias na abordagem do ensino de estruturas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da UFES em relação ao conteúdo básico. São levantadas sugestões em como tratar este assunto teórico e relacioná-lo com experiências práticas, que poderão ser realizadas no LabDEst (Laboratório Didático de Estruturas). Para entender sobre a abordagem atual deste conteúdo e qual impacto na vida profissional dos recém-formados destas áreas, foram realizadas entrevistas através de formulários digitais direcionados a profissionais e empresas atuantes na área, bem como estudantes veteranos. Por fim, gerou-se um manual didático sobre conceitos básicos de concepção estrutural/sistemas estruturais e suas aplicações direcionado ao desenvolvimento acadêmico de alunos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.
Concepção Estrutural. Sistemas Estruturais. Modelos reduzidos. Material didático.