Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4177

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIA MISTA DE APRENDIZAGEM APLICADA AO ENSINO DE UMA DISCIPLINA PROFISSIONALIZANTE DO INÍCIO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA - ESTUDO DE CASO;

Murilo da Silva, Silvio Aparecido de Souza;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Tendo em vista os desafios e quebras de paradigmas crescentes para modernização e aperfeiçoamento do ensino da engenharia visando capacitar o engenheiro as necessidades do mercado apresenta-se neste trabalho um estudo de caso onde aplica-se uma metodologia mista de aprendizagem na engenharia. O ensino misto proposto tenta conciliar a aplicação de diversas técnicas de aprendizagem tradicional e ativa visando uma aprendizagem mais completa por parte do aluno desde a recepção da informação até a aplicação e replicação do que foi aprendido. Neste trabalho a aprendizagem mista é aplica no ensino de uma disciplina profissionalizante inicial do curso de engenharia elétrica. Por se tratar de uma disciplina base dos primeiros períodos da engenharia, a metodologia mista é proposta garantir uma melhor adaptabilidade dos alunos as novas metodologias de ensino, construir a base do conhecimento profissionalizante e aplicá-lo na prática em aulas de laboratório de forma a desenvolver habilidades e formar competências. Dentro deste escopo a metodologia mista proposta utiliza as seguintes técnicas: aprendizagem enriquecida por tecnologia, aprendizagem baseada em projetos/problemas e aprendizagem híbrida por meio de sala de aula invertida. Uma análise quantitativa é apresentada para comparar-se os resultados usando somente o ensino tradicional e o ensino misto.

Metodologia mista de aprendizagem, Aprendizagem enriquecida por tecnologia, Aprendizagem baseada em projetos/problemas, Sala de aula invertida.
Voltar