Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4174

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSIMULAÇÃO E GUIA POE: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ACIONAMENTOS ELÉTRICOS;

Matheus da Silveira, Maria Claudete Schorr, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

O uso de simuladores tem se tornado imprescindível na área do ensino, sobretudo em disciplinas relacionadas a eletricidade, pois permite aos alunos testar livremente suas ideias e verificar se os circuitos elétricos funcionam corretamente, algo que na prática é restrito, haja vista que uma ideia incorreta pode danificar dispositivos elétricos e colocar a saúde do aluno em risco. Porém, é interessante que o uso dos simuladores seja amparado por uma metodologia de ensino, que de fato, instigue os alunos a fazer um bom uso desta ferramenta tecnológica. Neste contexto, este trabalho apresenta resultados de uma intervenção pedagógica, realizada na disciplina de Acionamentos Elétricos, na qual foi utilizado o software de simulação CADeSIMU sob a perspectiva da metodologia POE, para o estudo dos métodos de partida de motores de indução trifásicos.

Acionamentos elétricos, simulador, CADeSIMU, metodologia POE
Voltar