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Artigo


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CONTROLE DE FLUXO DE UMA PLANTA INDUSTRIAL UTILIZANDO REALIDADE VIRTUAL;

LUCIANO LEONARDO SAMPAIO FORTES, VINICIUS BELMUDS VASCONCELOS TATAGIBA, Milena Tesch Ferrari, Guilherme Valdo Veiga, Ícaro Pretti Rossi, Matheus Alves Pereira;
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COBENGE23

[96] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[314] 05.Educação Mediada por Tecnologia

O treinamento em plantas industriais, tanto para industria quanto para escolas técnicas e de nivel superior, é algo que demanda tempo e um custo significativo dependendo dos insumos necessários. Outro fator que deve ser considerado são os riscos relacionados a acidentes como explosões, incêndios e emissões. Dessa forma, para criar meios de melhoria de treinamento está sendo criado uma planta em Realidade Virtual, baseada em uma planta real que possui na instituição, objetivando o treinamento de malhas de processo. Uma das etapas do treinamento dessa planta industrial virtual é o controle de fluxo do fluido ao longo da planta industrial que é apresentado nesse trabalho. Para o desenvolvimento da planta foi utilizado o Blender para modelar a parte física da planta e em seguida utilizado o Unity para realizar o controle e ações entre o usuário e a planta virtual. O objetivo do usuário é aprender quais as válvulas rotativas que devem ser abertas para que o fluxo de agua percorra corretamente a planta industrial passando apenas pelos instrumentos essenciais para o controle da malha em estudo. Ess e programa de treinamento virtual visa facilitar o trabalho na planta real futuramente, reduzindo assim danos físicos a planta industrial por utilização inadequada, danos ao usuário e redução de custos de insumos naturais, como água.

Realidade virtual; Treinamento; Controle de processos.
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