Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4160

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROMOVENDO A INDÚSTRIA 4.0: RECURSOS E PROCESSOS DE MEDIAÇÃO DESENVOLVIDOS NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO;

Fernando Covolan Rosito, Eliana Maria do Sacramento Soares, Carine Geltrudes Webber;

COBENGE23

[96] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[314] 05.Educação Mediada por Tecnologia

O presente trabalho tem como objetivo apresentar e examinar o desenvolvimento de uma oficina no contexto da construção de uma tese de Doutorado em Educação. A oficina foi direcionada na aprendizagem de programação de CLP pela linguagem Ladder associada à tecnologia de simulação em 3D, a partir da educação mediada por tecnologia, para alunos em Engenharia de Controle e Automação. Para a construção e o desenvolvimento da oficina foram consideradas as demandas da indústria 4.0, os processos de mediação relacionados à Vygotsky e à Papert, entre outros elementos teóricos. Também, foi realizada a análise dos dados tendo em vista as dinâmicas de interação social e atividades mediadas por meio dos recursos informáticos na oficina baseadas nas ideias de Vygotsky e Papert. Como resultado das análises foi constatado que as ações praticadas na oficina foram importantes para que os estudantes pudessem desenvolver os códigos na linguagem Ladder e telas IHM para o monitoramento e controle do processo em ambiente 3D. Também revelaram que as dinâmicas de interação e de mediação desenvolvidas na oficina, utilizando softwares como laboratórios virtuais de aprendizagem, possibilitaram aos alunos desenvolverem um protagonismo em relação ao processo de aprendizagem com aspectos relacionados ao espírito colaborativo e com autoconhecimento. Por fim, foi possível verificar na análise a satisfação e o engajamento dos estudantes sobre as interações nas atividades síncronas, além da percepção de conseguirem desenvolver aspectos relativos ao pensamento computacional e as atribuições do engenheiro no processo de aprendizagem em programação de CLP.

mediação, indústria 4.0, formação do engenheiro.
Voltar