Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


416

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DE PROJETOS DE DIMENSIONAMENTO DE ADUTORAS E CANAIS NA DISCIPLINA HIDRÁULICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL;

MARIA LEANDRA MADEIRO DE SOUZA, kelliany medeiros costa, THIAGO ALBERTO DA SILVA PEREIRA;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[3] 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem

Durante a graduação estudantes do curso de engenharia civil tem como disciplina obrigatória, hidráulica. É importante ressaltar, que o processo de aprendizagem depende da metodologia de ensino. Pois, o docente tem que orientá-los da melhor forma para não ter dúvidas a respeito de determinados conteúdo. Como por exemplo, o dimensionamento de adutoras e canais que gera discursões entre alunos sobre o grau de dificuldade. Assim, notou- se que durante toda graduação é fundamental um conhecimento teórico e prático, dessa maneira tem como objetivo geral transmitir ao aluno o poder de tomar decisões e observar as consequências do mesmo. Um projeto foi sugerido em uma das etapas de avaliação analisando de modo prático a respeito do dimensionamento, e em seguida um questionário foi aplicado aos alunos com intuito em saber o grau de satisfação sobre o projeto. Dessa forma, o professor forneceu as coordenadas iniciais para que o aluno fosse capaz de realizar as escolhas de necessárias para abastecer água do ponto de captação, até determinada cidade, e consequentemente realizar os cálculos. Os resultados apontam este processo avaliativo foi bem aceito pelos alunos e houve uma redução no número de reprovações da disciplina.

Hidráulica, Métodos Avaliativos, Metodologia de ensino.
Voltar