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Artigo


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Abordagem didática sobre solos expansivos;

Lana Kainy Torres Souza, Mariele Rodrigues de Oliveira, Pamella Parreira de Miranda, Andrelisa Santos de Jesus, Lilan Ribeiro de Rezende, MARCIA MARIA DOS ANJOS MASCARENHA;

COBENGE23

[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia

[316] 07.Extensão na Educação em engenharia

O uso do solo de maneira inadequada pode ocasionar a degradação deste recurso não renovável, com modificações físicas, químicas ou biológicas. A disseminação do conhecimento sobre a função e a relevância que o solo exerce nas vidas humanas deve ser feita desde a educação básica, para que assim haja a proteção e conservação desse elemento essencial a vida. Contudo, o tempo empregado ao ensino do solo nas escolas é escasso ou nulo. Sendo assim, algumas escolas e universidades desenvolvem projetos de extensão para difundir a importância do solo. Assim, o intuito deste trabalho desenvolvido na disciplina de Solos Tropicais do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (PPGGECON) da Universidade Federal de Goiás, ministrada de forma remota e em parceira com o projeto de extensão "Multiplicando Saberes: um novo olhar para a educação no âmbito da Geotecnia", foi discorrer sobre a experiência e o alcance da prática pedagógica desenvolvida para disseminar conhecimentos acadêmicos adquiridos durante a disciplina. Desse modo, foram confeccionados três vídeos didáticos com as temáticas: solos e os argilominerais que o compõe, solos expansivos e o ensaio de adsorção de azul de metileno adaptado. Esses materiais foram publicados na rede social, Instagram, para atingir alunos do ensino médio, de cursos técnicos, graduação, pós-graduação e a sociedade de forma geral. Como resultados tem-se o material educacional midiático publicados na página da rede social do projeto @saberessobresolos e as métricas referente ao alcance e interação das pessoas com os referidos vídeos publicados que foi em média de 1641 visualizações por postagem. Logo, conclui-se que a disseminação do conteúdo educacional em formato digital em mídia social permitiu um alcance amplo de público. Considerando o cenário de pandemia, a possibilidade de acesso a conteúdo educacional sem necessidade de deslocamento também se caracterizou como um ponto relevante deste formato Para além do cenário pandêmico destaca-se a possibilidade de pessoas de áreas mais remotas e com acesso limitado a outras formas tradicionais de aquisição de conteúdo especializado poderem ter a construção de conhecimento mediada por esses materiais.

Solos tropicais. Azul de metileno. Curricularização da Extensão.
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