Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4147

ESTRATÉGIAS E CONJECTURAS DE ALUNOS DE ENGENHARIA NA RESOLUÇÃO DA TAREFAS INVESTIGATIVAS;

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Betina Hansen;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Este artigo tem por objetivo ilustrar como alunos matriculados no componente curricular Modelagem de Situações Dinâmicas, que integra os currículos dos cursos de engenharia de uma IES no Rio Grande do Sul, resolveram duas tarefas investigativas, apresentando suas conjecturas e estratégias. A prática foi desenvolvida entre os meses de fevereiro e abril de 2023, em três turmas paralelas, envolvendo duas professoras e 119 alunos, à luz da metodologia Investigação Matemática e em consonância do Programa Aula+, em implementação na universidade em que as autoras atuam como professoras. Os instrumentos para coleta de dados usados foram os diários de campo das professoras, as resoluções dos alunos em seus cadernos e algumas imagens das práticas. Os resultados apontam que as tarefas investigativas foram produtivas, pois proporcionaram discussões promovendo distintas conjecturas e estratégias. Ademais, posicionaram o aluno como centro dos processos de ensino e de aprendizagem e, ao mesmo tempo, exigindo do professor o desempenho do papel de mediador.

tarefas investigativas, matemática, engenharia
Voltar