Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4146

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ALAVANCA PARA A ENGENHARIA DO FUTURO: UMA FORMAÇÃO SOCIAL E HUMANA A SERVIÇO DO NOSSO VIVER-JUNTO;

Camila Rolim Laricchia, Elisa Granha Lira;

COBENGE23

[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia

[316] 07.Extensão na Educação em engenharia

Como propõe as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs, 2019) dos cursos de graduação em engenharia, é fundamental que os discentes desenvolvam habilidades comportamentais (soft skills) durante o seu percurso acadêmico. Por exemplo, é cada vez mais necessário que o aluno possua visão holística e humanista; seja crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético; e adote perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática. Tais competências podem até ser pinceladas em sala de aula, mas é no mundo real entrópico que um aluno pode efetivamente se converter nesse engenheiro do futuro a serviço do viver em sociedade. Nesse sentido, a extensão universitária representa a estratégia ideal para alavancar essas potencialidades durante uma graduação e complementar a formação técnica dos discentes com uma perspectiva social e humana. Este trabalho apresenta os desafios e contribuições vivenciados em dois projetos de extensão da Engenharia de Produção da UFRJ-Macaé, o LITS e o ENGATTI-Macaé. Os resultados alcançados foram impactos positivos na formação da comunidade acadêmica (alunos, professores, técnicos) e na transformação social em prol do bem comum. Esse renascer das universidades é um desafio, uma vez que faz uma releitura da formação em engenharia que evolui: do aluno como sujeito passivo para ativo; do aprendizado em partes para o todo; da sala de aula para o mundo; do conteúdo para a visão crítica; do resultado para o processo; da perspectiva individual para a coletiva; da formação técnica para a humana e social; e do ser objeto para o ser humano.

Extensão universitária, Engenharia, soft skills, DCNs
Voltar