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O CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA COMO ESPAÇO DE AMPLIAÇÃO DE ENTENDIMENTOS SOBRE AS DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL;
MARCOS IVAN SNIGURA, LEANDRO BORDIN;
COBENGE23
[92] 01. Transição Energética na Educação em Engenharia
[310] 01. Transição Energética na Educação em Engenharia
O artigo discute o Desenvolvimento Sustentável no âmbito da educação em Engenharia - Ambiental e Sanitária -. A fim de investigar se o processo formativo tem sido capaz de construir e ampliar entendimentos sobre as dimensões ambiental, econômica e social das soluções de engenharia a coleta de informações foi realizada por meio da aplicação de dois questionários - um para os estudantes ingressantes e outro para os estudantes concluintes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC - e as categorizações e análises decorrentes foram feitas com o emprego da metodologia de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que é necessário avançar na articulação de estratégias formativas - consistentes, permanentes e metodologicamente estruturadas - de discussão e, principalmente, de implementação de soluções tecnológicas no âmbito das relações entre meio ambiente, economia e sociedade.
Sustentabilidade. Educação em Engenharia. Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)