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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMONITORAMENTO ACADÊMICO DO INGRESSANTE NA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO;

Matheus de Amorim Barros, ANNA LÚCIA MIRANDA COSTA, Arthur Moura de Arruda, Vinícius Soares de Figueiredo, Julia Talita Coelho;

COBENGE17

[3] 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[9] 03.1. Políticas para redução da evasão e retenção

Este trabalho objetiva o monitoramento do desempenho acadêmico do estudante do primeiro período dos cursos de engenharia oferecidos pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI/UPE, como forma de orientar sua trajetória acadêmica e proporcionar um desempenho promissor na aprendizagem. Com esta finalidade, foi criada a Planilha de Monitoramento Acadêmico - PMA no segundo semestre de 2015 com dados dos 236 ingressantes daquele período. Foram adquiridas informações relacionadas à rede escolar de origem (privada/pública); nível de ensino (proveniente do Ensino médio ou Ensino Superior); sistema de cotas; curso técnico; gênero; envolvimento em atividades de grupos de estudos/monitorias e os resultados das avaliações na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I que historicamente apresenta o maior índice de retenção. Os dados colhidos permitiram a criação de métodos, até então inovadores para a POLI como: ampliação de atendimentos psicopedagógicos individuais; grupos de estudos; encontros pedagógicos e avaliação docente. Tais estratégias objetivaram redirecionar o rumo acadêmico dos ingressantes, fomentando a autoavaliação e maior inserção nas ações planejadas para este propósito. O aproveitamento da PMA promove a consolidação desta ferramenta no processo de identificação do perfil do ingressante e no desenvolvimento de estratégias para a ascensão e melhoria do desempenho acadêmico nas disciplinas iniciais do Ciclo Básico.

Estudante ingressante; Desempenho acadêmico; Autoavaliação.
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