Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4139

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMPRÁTICA EDUCACIONAL ABERTA - EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA E A POESIA NO GERENCIAMENTO DAS CONSTRUÇÕES;

Maria Aridenise Macena Fontenelle, MARIA CLARA DANTAS DA SILVA, Daniel Victor Carlos de Noronha;
Arquivo não encontrado

COBENGE23

[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia

As práticas em sala de aula dos cursos de engenharia precisam se reinventar. Este artigo traz um relato de pesquisa e experiência de disciplina de Gestão e Produção das Construções ministrada em 2023 no Curso de Engenharia Civil numa Universidade Federal em Mossoró no Rio Grande do Norte. Adotaram-se os conceitos da Educação Biocêntrica que contempla as questões de ensino-aprendizagem relacionadas ao desenvolvimento humano, articula as dimensões do conhecimento, da identidade, da liberdade, da consciência. Nesse período foi solicitado aos estudantes a escrita criativa em forma de versos a partir de leituras de textos e de vídeos assistidos pelos discentes sobre gerenciamento das construções. As produções técnicas e artísticas dos estudantes do curso de engenharia civil sobre a referida temática da universidade estudada mostram que a sensibilidade pode ser ativada. As poesias demostram que a educação biocêntrica favorece o ensino e aprendizagem na área de gerenciamento na construção civil.

Escrita criativa; Educação em Engenharia; Prática Educacional.
Voltar