Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4138

Do analógico ao digital: ensino de concepção estrutural com uso de ferramentas de projeto e análise em ambiente imersivo (RV);

Luara Batalha vieira, Bruno Leão de Brito;

COBENGE23

[96] 05. Educação Mediada por Tecnologia

[314] 05.Educação Mediada por Tecnologia

Este artigo apresenta um relato sobre o processo de construção de conhecimento sobre concepção estrutural, utilizando ferramentas de representação, que vão desde o bidimensional até o imersivo. Os discentes da disciplina Estática das Construções têm dificuldades na visualização, concepção e representação de estruturas tridimensionais, mesmo com o uso de softwares. Pesquisas indicam que as informações contidas nas plantas baixas (representações em 2D) são interpretadas de forma parcial. Portanto, o uso de modelos tridimensionais, como o modelo de realidade virtual, facilita a visualização das incompatibilidades, contribuindo para a qualidade do projeto. O objetivo deste estudo foi melhorar a compreensão dos conteúdos e desenvolver as competências propostas para a disciplina. Os discentes foram estimulados a simular o atendimento a um cliente que havia contratado o desenvolvimento de um projeto estrutural para um edifício multifamiliar de quatro andares. O projeto foi dividido em cinco etapas, e foram aplicadas ferramentas analógicas e digitais de projeto, ao longo de um semestre letivo, culminando em uma análise com ambiente imersivo. Os relatos dos discentes sobre a disciplina mostram uma compreensão do conteúdo quando aplicada a metodologia proposta.

Estática das Construções; Ensino; Tecnologias de ensino
Voltar