4136
METODOLOGIA E AVALIAÇÃO DE FUNDAÇÕES;
ANA CAROLINA REIS LOZOVEY, FERNANDA APARECIDA JO?O DOS ANJOS;
Arquivo não encontrado
COBENGE23
[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem
[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem
O presente artigo trata de metodologia aplicada para apoio ao processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Sistemas Estruturais Fundações, ministrada para os alunos do 6º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo. O aluno se torna protagonista do processo, participa ativamente, simula desafios que poderão ser enfrentados na prática profissional. Na primeira etapa são abordados conteúdos teóricos conceituais, como os tipos de solos, investigação de subsolo, tipos de fundações rasas e profundas, patologias de fundações, demais. Na sequência, são aplicadas atividades mais práticas que complementam as aulas teóricas e envolvem o aluno no processo de ensino e aprendizagem. Nesta etapa, o aluno tem liberdade para escolher montar uma maquete, elaborar um painel digital, ou criar um jogo com perguntas e respostas. A metodologia tornou as aulas mais atrativas e os alunos mais concentrados, principalmente pelos desafios e entretenimento. A metodologia tem deixado as aulas mais interessantes, os alunos mais participativos durante as aulas, e, consequentemente, com maior desempenho.
ensino e aprendizagem, metodologias, sistemas estruturais e de fundações