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EVASÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA - A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO;

CAROLINE DAIANE RADUNS, Helena Copetti Callai;

COBENGE23

[98] 07. Extensão na Educação em Engenharia

[316] 07.Extensão na Educação em engenharia

A evasão é um elemento que preocupa as instituições brasileiras de Ensino Superior. Nos cursos de engenharias, esse índice é agravado. O presente estudo tem o objetivo de abordar a problemática da evasão nos cursos de engenharia e demonstrar que a extensão universitária pode ser compreendida como um elemento para melhorar estes índices. O trabalho é caracterizado por uma pesquisa de natureza aplicada, utilizando-se uma abordagem qualitativa, de objetivo explicativo. O processo metodológico está baseado no Ciclo da Pesquisa, constituído de três fases: exploratória, trabalho de campo e tratamento do material. A etapa exploratória está baseada nas publicações na área das engenharias, que abordam a extensão universitária, para a qual escolheu-se analisar os artigos publicados no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia do ano de 2021. O trabalho de campo, baseado em um estudo de caso, constituiu-se em duas etapas: a primeira, identificando os ingressos e egressos de um curso de engenharia elétrica, por meio da busca de informações sobre todos os estudantes que tiveram vínculo com curso entre os anos de 1991 e 2021; a segunda etapa incluiu a análise de estudantes, participantes de um projeto de extensão na área das engenharias e sua permanência na universidade. Quando do tratamento do material analisado, obteve-se como resposta à hipótese inicial que a participação nas atividades de extensão universitária permite que os estudantes estabeleçam experiências diferenciadas, fortalecendo sua relação com o curso de graduação, tendo, como resultado, a redução da evasão nos cursos de engenharia.

Ensino superior, formandos, dados.
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