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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO DE CONSTRUÇÃO DE CADEIRA DE RODAS A PARTIR DE MATERIAIS DESCARTADOS NA UFRN;

Ana Biatriz Guedes do Nascimento, Maria Aparecida Pereira Damasceno, Gabriel dos Santos Vasconcelos, Natane Martiniano dos Santos, Gleidson Linhares Souza, Bismarck Luiz Silva;

COBENGE23

[100] 09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania

[318] 09.Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania

A presente proposta surgiu da demanda de reaproveitamento de materiais descartados na Diretoria de Material e Patrimônio (DMP) da UFRN, e da metodologia baseada em projetos implementada na disciplina Mecanismos de Fratura e Análise de Falhas do curso de engenharia de materiais. A temática de acessibilidade foi escolhida pelos discentes, considerando as dificuldades para obtenção de cadeiras de rodas na universidade e a motivação de criar soluções inclusivas para pessoas com deficiência física. Neste sentido, o objetivo do projeto foi a construção de cadeira de rodas a partir de materiais sem utilização como cadeiras de rodas hospitalares, assentos plásticos e perfis metálicos de carteiras escolares. Os estudantes receberam orientações no contexto de aprendizagem baseada em projetos (ABPj) e realizaram as etapas experimentais: i. conhecer o problema; ii. fazer um brainstorming; iii. distribuir as tarefas e responsabilidades entre os componentes; iv. estabelecer metas e cronograma; v. estudar conceitos e fenômenos associados à degradação de materiais, desenho técnico, custos, resíduos sólidos, seleção e especificação de materiais; vi. apresentar o relatório parcial do projeto; vii. desmontar e avaliar as peças de um exemplar de cadeira de rodas; viii. reaproveitar componentes pelos processos de lixamento e pintura; ix. seleção e fixação no novo tipo de assento; x. teste de validação da nova estrutura. A nova proposta de cadeira de rodas foi entregue e apresentada no tempo programado. O custo final para a construção foi cerca de 10% do valor de uma cadeira de rodas no mercado em 2022. Os discentes desenvolveram competências e habilidades resolução de problemas, trabalho em equipe, liderança, empatia, comunicação, criatividade, seleção de materiais, gerenciamento de projetos, custos e resíduos sólidos.

Engenharia de Materiais; Acessibilidade; Aprendizagem baseada em projetos; Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
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