Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4130

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMATERIAL DIDÁTICO INCLUSIVO PARA ESTUDANTES SURDOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA;

Alexandre Monteiro de Menezes, Erica Azevedo da Costa e Mattos, Fernando Murilo Gontijo Ramos, Gabriel de Sousa Castro;

COBENGE23

[100] 09. Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania

[318] 09.Inclusão, Diversidade, Pluralidade e Cidadania

Este projeto apresenta um material didático digital inclusivo para estudantes surdos dos Cursos de Arquitetura e Engenharia. O objetivo é contribuir para que os conteúdos das disciplinas de fundamentação sejam mais acessíveis e inclusivos para os estudantes surdos, de uma forma mais rápida e fácil. Para isto, a linguagem visual foi adotada em conjunto com estratégias de inclusão, como tradução de vídeos com uso de LIBRAS, legendas em forma de texto, desenhos descritivos e imagens animadas. O produto gerado é um site intitulado "MIRA: Material Inclusivo de Representação Arquitetônica" (https://projetomira.wixsite.com/site), para hospedar o material produzido, de modo a contribuir no aprendizado das temáticas abordadas nas disciplinas. Desta forma, a abrangência do projeto se torna potencialmente maior, abarcando profissionais da construção civil surdos ou leigos interessados no assunto. O interesse é auxiliar estudantes e profissionais surdos na assimilação rápida e fácil do conteúdo de representação arquitetônica, através da linguagem visual.

Inclusão; linguagem visual; material didático; educação
Voltar