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A UTILIZAÇÃO DO GEORREFERENCIAMENTO E DO COEFICIENTE DE PEARSON PARA ANALISAR A CORRELAÇÃO ENTRE ACIDENTES DE TRÂNSITO E CRUZAMENTOS DE VIAS SEMAFORIZADAS DO CENTRO DO RIO DE JANEIRO;

Jaqueline Maria Ribeiro Vieira, Gisele Maria Ribeiro Vieira;

COBENGE23

[104] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[322] 13.Temas transversais à Educação em Engenharia

O presente artigo apresenta o estudo da correlação entre acidentes de trânsito e o cruzamento de vias semaforizadas nos bairros do Centro da cidade do Rio de Janeiro, feita através de dados georreferenciados e com o objetivo de dimensionar o fluxo de veículos nas vias destes bairros. É utilizado o Coeficiente de Pearson, como uma forma de avaliar o problema, que aplicado em dados de acidentes e de cruzamentos apresenta importantes informações quanto a intensidade dessa correlação. O referido bairro é um dos bairros com maior fluxo de veículos e possui 724 cruzamentos semaforizados. A principal justificativa deste estudo se deve ao alto índice de vítimas fatais de acidentes de trânsito na região e ao fato de não existir dados específicos de fluxo de veículos nestes bairros estudados. A metodologia adotada pode contribuir com subsídios para uma melhor compreensão do problema, podendo ser aplicada em outros bairros onde também não exista este tipo de informação.

SIG, Acidentes de trânsito, fluxo de veículos, coeficiente de Pearson.
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