4127
ESTUDO DE CASO: ENSINO HÍBRIDO DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO;
Ricardo Luiz Perez Teixeira, Priscilla Chantal Duarte Silva, Max Leandro de Araújo Brito;
Este estudo de caso avaliou a eficácia da metodologia de aprendizagem híbrida para a disciplina de empreendedorismo e inovação, destinada a alunos graduados em engenharias e áreas afins. A abordagem utilizada combinou instrução online e presencial, criando uma experiência de aprendizado flexível e adaptável às necessidades individuais de cada aluno. O currículo foi cuidadosamente elaborado, oferecendo uma variedade de materiais e avaliações ao longo de quatro semanas no semestre. Os resultados das avaliações realizadas pelos estudantes mostraram que o conteúdo abordado é relevante para suas futuras atuações como líderes empresariais. Todos os alunos relataram satisfação com os métodos de ensino e conteúdo oferecidos. A abordagem combinada incentivou a competição saudável e a sensação de realização, proporcionando uma experiência de aprendizado completa e eficiente que prepara os alunos para obter sucesso em seus empreendimentos futuros. Este estudo destaca a eficácia da metodologia de aprendizagem híbrida no ensino de empreendedorismo e inovação, oferecendo uma experiência de aprendizado abrangente que estimula o engajamento dos alunos e o aprendizado personalizado. A abordagem fornece aos alunos as habilidades e conhecimentos necessários para serem bem-sucedidos como líderes empresariais.
aprendizagem online, blended learning, empreendedorismo, inovação, princípios de administração de empresas