Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


4123

DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE VÁLVULAS PNEUMÁTICAS;

Luciana Lima Monteiro, Evelyn Melissa Serino Monteiro, JOSÉ ANGELO PEIXOTO DA COSTA;

COBENGE23

[95] 04. Metodologias e Avaliação do Ensino-Aprendizagem

[313] 04.Metodologias e avaliação do ensino-aprendizagem

Neste artigo apresenta-se uma proposta de metodologia adotada no ensino de válvulas pneumáticas através da Simulação Computacional Fluidodinâmica como alternativa para o aprendizado na disciplina de "Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos". Sabe-se que o processo de ensino-aprendizagem está passando por grandes transformações e um dos desafios na Engenharia é fazer com que os alunos tenham dimensão das problemáticas apresentadas em forma de cálculos e sintam-se motivados para resolver dificuldades reais, diante disso, a utilização da Simulação Computacional Fluidodinâmica auxilia os estudantes no entendimento do funcionamento de válvulas pneumáticas. Para tal, visto o conteúdo teórico e prático sobre válvulas pneumáticas definiu-se a válvula direcional 5/2 vias com duplo solenoide como objeto de estudo. A partir do software educacional usado no laboratório, realizou-se a simulação fluido dinâmica da válvula pneumática que seguiu as etapas de modelagem da estrutura interna da válvula, geração da malha, definição dos parâmetros físicos envolvidos e análise dos resultados, tornando-se possível evidenciar o comportamento do fluido no interior da válvula. Desta forma, os estudantes passam a entender melhor o funcionamento das válvulas, o que facilita sua aprendizagem. Assim, esta solução torna-se uma excelente ferramenta para apoiar o ensino em sala de aula.

Aprendizado. Válvulas Pneumáticas. Simulação
Voltar