Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


411

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO USO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO COMO APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO;

ANDREIA TERESINHA EVARISTO, KEILA CHRISTINA KLEINJOHANN, Élcio Schuhmacher;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

A Aprendizagem Significativa de Ausubel pode ser usada como estratégia motivadora para o aprendizado e contribui para que o aluno de Engenharia se aproprie dos conhecimentos básicos da Física. O presente artigo traz a análise do uso do laboratório didático, no formato semiaberto, como aplicação do conhecimento, para o ensino do pendulo simples, uma aplicação do movimento harmônico simples. Por meio de uma pesquisa qualitativa e com o enfoque em estudo de caso, os dados para análise foram obtidos através da aplicação da sequência didática focada na Aprendizagem Significativa e foi possível observar que o laboratório didático permitiu ao aluno, ponderar sobre os conceitos e grandezas trabalhadas de uma forma mais clara e objetiva na medida que estes já haviam realizado todas as etapas da sequência.

Aprendizagem Significativa, Laboratório Didático, Sequência Didática, Aplicação do Conhecimento.
Voltar