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APLICAÇÃO DO MÉTODO ATIVO DE ENSINO INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS - IPC NA DISCIPLINA MECÂNICA DOS SOLOS II;

Patrick Borges Rodrigues, Stephanny Conceição Farias do Egito Costa;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

O objetivo do estudo aqui apresentado é verificar os impactos da aplicação do método ativo de ensino Peer Instruction, ou Instrução pelos Colegas - IpC, na disciplina Mecânica dos Solos II do curso de Engenharia Civil de uma Universidade do Sul da Bahia. Após revisão bibliográfica inicial a respeito dos diferentes métodos ativos de ensino/aprendizagem, foi realizada a escolha do método IpC para a disciplina em questão. Antes do início da aplicação do método, a professora responsável explicou à turma as premissas e exigências da IpC e o método ativo de ensino passou a ser praticado nas aulas subsequentes. A turma de 28 alunos foi dividida em dois grupos, dos quais um com 10 alunos se reunia semanalmente para estudar e discutir os assuntos a serem apresentados em sala de aula e outro com 18 alunos se valia dos métodos de ensino ditos tradicionais. Dos resultados obtidos, há indicações de que a aplicação da IpC alcançou os objetivos propostos, uma vez que o rendimento médio final dos alunos expostos a esse novo método foi 6,4% superior ao rendimento dos colegas que aprenderam segundo os métodos tradicionais de ensino. Dessas indicações, se depreende que o método ativo em questão pode ser adequado para aplicação nas aulas de turmas de engenharia, esperando-se, com isso, aumentos nos níveis das discussões em sala de aula e dos rendimentos dos alunos nas disciplinas.

Instrução pelos colegas, Mecânica dos solos II, Engenharia civil, Métodos ativos de ensino/aprendizagem.
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