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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO USO DA METODOLOGIA ATIVA NO CURSO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA DA PUC-SP: UMA NOVA FORMA DE ENSINO E APRENDIZAGEM;

Rosana Nunes dos Santos;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Neste trabalho apresentamos como a Metodologia Ativa está sendo aplicada no Curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP. A proposta do curso é inovadora, pois, além de ser o pioneiro na cidade de São Paulo, maior centro médico hospitalar e de tecnologia da América Latina, é o primeiro curso de engenharia do Brasil a utilizar a Metodologia Ativa de Ensino e Aprendizagem. Existem quatro estratégias principais para o desenvolvimento da Educação Problematizadora: Problematização, Aprendizagem Baseada na Pesquisa ou por Projetos, Aprendizagem Baseada na Prática, e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Com essa abordagem, os estudantes assumem a responsabilidade por sua própria aprendizagem e a ênfase está neles, e no que e como eles aprendem. Essa postura produz estudantes ativos, criativos, críticos e responsáveis. A prática da auto-aprendizagem, desde o primeiro ano do curso, faz com que o estudante desenvolva a capacidade de aprender a aprender, e a percepção da necessidade da educação permanente para fazer frente às contínuas e velozes modificações que ocorrem nos conhecimentos científicos. O curso está estruturado em cinco Eixos Temáticos: (I) Imagens Médicas; (II) Engenharia Clínica e Gestão em Saúde; (III) Eletrônica Médica; (IV) Informática em Saúde e (V) Biomecânica e Engenharia de Reabilitação. Estes eixos temáticos estão estruturados em Módulos Centrais, respectivos para cada ano letivo, e Módulos Associados que tratam de aspectos éticos, humanísticos, jurídicos, de negócios, psicológicos e sociais.

Metodologia Ativa, ABP, Cursos de Engenharia, Auto-aprendizagem.
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