Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


408

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMNivelamento Online de Matemática - NOMA;

JULIANA RAMOS FIORAVANTE ZULIANI, Dayse Mara Pereira da Costa, Denise Pereira da Costa;

COBENGE17

[3] 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[11] 03.3. Acolhimento e nivelamento

O presente trabalho apresenta uma proposta de implementação da metodologia "Sala de Aula Invertida" para desenvolver atividades de Nivelamento Online de Matemática (NOMA). Para tal foi construído, no ambiente virtual institucional Blackboard, um ambiente para que os alunos ingressantes nos cursos de engenharia pudessem desenvolver as competências e habilidades em matemática necessárias para uma boa compreensão das disciplinas do curso, em especial das disciplinas de Matemática. No ambiente Blackboard, os alunos tiveram as informações, orientações de estudo, orientações de leitura e avaliações online com feedback qualificado. Além do Blackboard, também foi utilizado a plataforma Khan Academy. No Khan Academy os alunos puderam desenvolver as competências e habilidades necessárias para um bom desenvolvimento nas disciplinas de Cálculo dos cursos de Engenharias. Através dos relatórios fornecidos pela plataforma Khan Academy, ações presenciais em sala de aula foram desenvolvidas. O trabalho apresenta também os resultados da turma piloto 2016-2 e as potencialidades da proposta.

Nivelamento, Matemática, Sala de Aula Invertida, Metodologia Ativa
Voltar