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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPERCEPÇÕES DE ALUNO E PROFESSOR NA ABORDAGEM DE CRITÉRIOS DE IMPORTÂNCIA E DESEMPENHO NO ESTUDO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO;

Vivian Ferreira Pereira, Marcio Tavares Pasco;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[3] 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem

O Cálculo Diferencial e Integral é uma das ferramentas matemáticas mais importantes para os cursos de engenharia, pois possibilita o estudo e a modelagem de problemas reais das mais diversas áreas de sua atuação do engenheiro. Tal importância pode ser confirmada a cada novo semestre nas Universidades de todo o país quando são oferecidas dezenas de disciplinas de Cálculo direcionadas aos alunos daqueles cursos. Esta pesquisa vem analisar a percepção de alunos universitários e professores do ensino superior, identificando quais critérios dentro dos propostos leva a cada um a avaliá-lo como o mais importante e àqueles que os levam a um bom desempenho na promoção do ensino e da aprendizagem. A fim de diagnosticar, caracterizar e compreender esses aspectos da relação professor-aluno e suas influências no processo de ensino-aprendizagem utilizaram-se, na abordagem metodológica, pesquisas com coletas de dados por meio de questionários. Os questionários foram preenchidos por professores e alunos do segundo período do curso de engenharia de produção. Após a aplicação dos questionários, foram feitas diversas constatações a respeito dessas percepções da importância e desempenho de alunos e professores, sendo apresentados os itens que mais influenciam no desempenho geral, os mais importantes, os de menores desempenhos e os pontos críticos, que devem ser melhorados.

Ensino-aprendizagem; Educação-matemática; Cálculo; Avaliação e percepção professor-aluno
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