399
CONSTRUINDO UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE;
ANDR?A CANTARELLI MORALES, DANIELA FRACASSO, VINICIUS BORTOLUZZI;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas
Este trabalho teve início em um projeto de pesquisa de uma instituição de Ensino Superior que buscou identificar objetos de aprendizagem existentes em repositórios abertos. Não localizando objetos de aprendizagem eficazes para o conteúdo de eletricidade básica, análise de circuitos de corrente contínua, voltado ao Ensino Superior, optou-se pelo desenvolvimento de um vídeo para aplicação na disciplina de Laboratório. Assim, este artigo relata a construção do objeto de aprendizagem em questão. Aspectos como a grande utilização da internet pelos estudantes e os diferentes estilos de aprendizagem, foram as bases utilizadas para referenciar este trabalho. O modelo utilizado por Felder e Silvermann (1988) e, considerando a questão pedagógica voltada ao conceito de aprendizagem significada de Ausubel, nortearam a definição dos principais elementos no desenvolvimento do objeto de aprendizagem desenvolvido. Nas discussões elencadas foram identificadas a questão do "tempo" de aprendizagem, a possibilidade de uma maior autonomia do estudante no seu próprio processo de aprendizagem e a disponibilidade de reusabilidade deste objeto. Desenvolvendo o objeto de aprendizagem por partes, possibilita ao estudante avançar ou recuar os conteúdos, elencando aqueles que já fazem parte de sua estrutura cognitiva. Ao final, o vídeo construído foi liberado no Youtube, para acesso dos estudantes da Instituição e mesmo do público em geral.
Objetos de aprendizagem, Ensino de eletricidade, Estilos de aprendizagem.