397
ANÁLISE COMPARATIVA DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS DE APRENDIZAGEM ATIVA EM DISCIPLINAS PRÁTICO-TEÓRICAS;
ANA LET?CIA GAIA DA ROCHA ALMEIDA, HELOISA VITAL DOMINGOS, INGRID DA SILVA DE JESUS, MATHEUS DE SOUSA SANTOS, NICOLAS WESLEY JATOB? DA SILVA;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[3] 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem
No presente artigo, abordou-se a importância do conhecimento adquirido através
de atividades práticas ministradas em laboratório, tendo em foco as relações envolvidas no
processo ensino-aprendizagem dentro deste ambiente. Observou-se que nesse método prático
de educação os alunos adquirem conhecimento de maneira distinta da usual; nessa, os
discentes não são apenas ouvintes de teorias, mas sim figuras ativas do seu próprio processo
de aprendizado, trazendo significado prático ao conteúdo abordado e construindo um
conhecimento empírico. O trabalho foi realizado na Universidade Federal de Alagoas,
localizada no município de Maceió, utilizando como amostra os alunos das disciplinas de
Laboratório de Química Ambiental 1 e 2, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.
Dezenove dos vinte e um alunos matriculados nas disciplinas responderam a um questionário
virtual anonimamente. O objetivo deste é comparar o desempenho dos discentes ao longo dos
dois primeiros períodos, e entender como é vista a metodologia aplicada, as relações
interpessoais e a infraestrutura do ambiente de aprendizagem - analisando, a partir disso,
seus efeitos e resultados.
Aula de Laboratório; Química Ambiental; Aprendizagem Ativa; Atividades Práticas.