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Artigo


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ANÁLISE COMPARATIVA DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS DE APRENDIZAGEM ATIVA EM DISCIPLINAS PRÁTICO-TEÓRICAS;

ANA LET?CIA GAIA DA ROCHA ALMEIDA, HELOISA VITAL DOMINGOS, INGRID DA SILVA DE JESUS, MATHEUS DE SOUSA SANTOS, NICOLAS WESLEY JATOB? DA SILVA;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[3] 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem

No presente artigo, abordou-se a importância do conhecimento adquirido através de atividades práticas ministradas em laboratório, tendo em foco as relações envolvidas no processo ensino-aprendizagem dentro deste ambiente. Observou-se que nesse método prático de educação os alunos adquirem conhecimento de maneira distinta da usual; nessa, os discentes não são apenas ouvintes de teorias, mas sim figuras ativas do seu próprio processo de aprendizado, trazendo significado prático ao conteúdo abordado e construindo um conhecimento empírico. O trabalho foi realizado na Universidade Federal de Alagoas, localizada no município de Maceió, utilizando como amostra os alunos das disciplinas de Laboratório de Química Ambiental 1 e 2, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Dezenove dos vinte e um alunos matriculados nas disciplinas responderam a um questionário virtual anonimamente. O objetivo deste é comparar o desempenho dos discentes ao longo dos dois primeiros períodos, e entender como é vista a metodologia aplicada, as relações interpessoais e a infraestrutura do ambiente de aprendizagem - analisando, a partir disso, seus efeitos e resultados.

Aula de Laboratório; Química Ambiental; Aprendizagem Ativa; Atividades Práticas.
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