Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


394

ENFOQUE CTS, VARIÁVEIS CONTEMPORÂNEAS E ENSINO DE ENGENHARIA;

LUCIANA FLOR CORREA, WALTER ANTONIO BAZZO;

COBENGE17

[6] 06. Formação Cidadã na Engenharia e Tecnologia

[21] 06.1. Responsabilidade Social

O presente artigo tem por objetivo apresentar o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET/UFSC) e os resultados de um estudo que buscou analisar como o debate sobre o cenário sócio, político e econômico nacional pode favorecer um ensino de Engenharia pautado na educação emancipadora e dialógica do enfoque CTS. Além de encontros presenciais periódicos, o NEPET utiliza como método de debate as ferramentas virtuais e, qualquer membro do grupo pode lançar um tema gerador que é debatido aberta e democraticamente a partir das concepções e teorias que norteiam os estudos em educação tecnológica. As ideias que serão aqui apresentadas, são fruto de uma discussão que ocorreu por correio eletrônico (e-mail) que foi estudada a luz da análise de conteúdo. Seu ponto de partida (tema gerador) foram os acontecimentos no cenário sócio, político, econômico brasileiro, porém seus desdobramentos resultaram em profundas reflexões sobre a educação nacional e o ensino em Engenharia, mostrando o quanto assuntos desta natureza podem servir para imputar discussões e reflexões num modelo de educação emancipadora e dialógica com uma abordagem holística da equação civilizatória contemporânea.

NEPET, CTS, Educação em Engenharia, Equação civilizatória contemporânea.
Voltar