Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


39

i-POLINOVAR: "AGREGANDO VALOR AOS RESÍDUOS DOMÉSTICOS: TRANSFORMANDO LIXO EM PRODUTOS DO DIA-A-DIA";

Sílvia Emanuele Mapa Santos, Gabriela Regina dos Santos Oliveira, Carina Cristina Silva Ferreira de Oliveira;

COBENGE17

[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

Os graduandos e o corpo docente do Centro Universitário UNA, vem desenvolvendo um projeto de extensão "i-Polinovar" em parceria com o SENAI e a empresa RESO. A primeira cuida da capacitação e da produção de quebra-cabeças e a segunda colabora com o fornecimento do material plástico virgem. Trata-se de um tema de grande relevância na sociedade: a sustentabilidade. O objetivo deste projeto é transformar materiais plásticos em jogos didáticos, visando o reaproveitamento de resíduos domésticos para o incentivo a cultura. Basicamente, a equipe multidisciplinar seleciona materiais plásticos recicláveis e virgens de polietileno de alta densidade (PEAD) e por meio de um processo de injeção, é criado o produto final, um quebra-cabeça. Para o desenvolvimento deste projeto foi necessário a atuação de vários ramos da engenharia, dentre eles, o de maior destaque a engenharia de produção, considerando-se que sua principal função não se limitou apenas na logística de recolher tais materiais reciclados, mas sim, no custo-benefício para produção em grande escala, envolvendo técnicas de desenvolvimento, tempo e custos acessíveis. Já os estudantes de engenharia química, visando garantir o melhor aproveitamento dos materiais plásticos, através de diversos testes, conseguiram alcançar o percentual do PEAD ideal, sem que houvesse alterações nas propriedades químicas. Há, também, os estudantes da engenharia mecânica, cuja função é garantir a conformidade do quebra-cabeça, desenvolveram além da forma geométrica, os testes mecânicos capazes de assegurar as propriedades de resistência, elasticidade, ductilidade e tenacidade do produto final.

PEAD, Reciclagem, Sustentabilidade, Produção, Interdisciplinaridade.
Voltar