386
IDENTIFICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS POR DOCENTES DE UMA ESCOLA DE ENGENHARIAS;
VIVIAN MARIA MAYUMI TAKASAKI, MARIA AUXILIADORA MOTTA BARRETO;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas
O presente trabalho propõe o estudo das estratégias de ensino mais utilizadas em uma
escola de engenharia do interior do estado de São Paulo. Para obtenção dos dados, realizou-se
pesquisa do tipo survey, através de um formulário on-line enviado aos 146 docentes dos cursos de
graduação em engenharia. 50% dos docentes participaram da pesquisa e a partir dos resultados
obtidos constatou-se que: a aula expositiva, dialogada e tradicional, é a técnica de ensino mais
utilizada pelos respondentes (18,63% e 12,75% das respostas, respectivamente) enquanto 54,79%
responderam utilizar metodologias ativas de ensino. Além disso, 76,71% dos docentes afirmaram
estar satisfeitos com sua metodologia de ensino atual e 61,64% pretende mudar ou adaptar suas
aulas. A partir da pesquisa também se observou a importância da discussão e implementação de
novas metodologias de ensino, visando a integração entre alunos, docentes e Instituição, a fim de
aprimorar a qualidade do ensino ofertado. Assim, através da renovação da ação educativa, objetiva-se
a implementação de metodologias de ensino que contribuam para a formação de engenheiros aptos
a enfrentar os desafios do mundo atual.
Estratégias de ensino, Ensino em engenharia, Metodologias ativas