Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


386

IDENTIFICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS POR DOCENTES DE UMA ESCOLA DE ENGENHARIAS;

Vivian Maria Mayumi Takasaki, Maria Auxiliadora Motta Barreto;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

O presente trabalho propõe o estudo das estratégias de ensino mais utilizadas em uma escola de engenharia do interior do estado de São Paulo. Para obtenção dos dados, realizou-se pesquisa do tipo survey, através de um formulário on-line enviado aos 146 docentes dos cursos de graduação em engenharia. 50% dos docentes participaram da pesquisa e a partir dos resultados obtidos constatou-se que: a aula expositiva, dialogada e tradicional, é a técnica de ensino mais utilizada pelos respondentes (18,63% e 12,75% das respostas, respectivamente) enquanto 54,79% responderam utilizar metodologias ativas de ensino. Além disso, 76,71% dos docentes afirmaram estar satisfeitos com sua metodologia de ensino atual e 61,64% pretende mudar ou adaptar suas aulas. A partir da pesquisa também se observou a importância da discussão e implementação de novas metodologias de ensino, visando a integração entre alunos, docentes e Instituição, a fim de aprimorar a qualidade do ensino ofertado. Assim, através da renovação da ação educativa, objetiva-se a implementação de metodologias de ensino que contribuam para a formação de engenheiros aptos a enfrentar os desafios do mundo atual.

Estratégias de ensino, Ensino em engenharia, Metodologias ativas
Voltar