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Artigo


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Desenvolvimento de uma bancada didática para controle da tensão de geradores síncronos;

Douglas de Matos Magnus, Luis Felipe Bianchi Carbonera, Marcelo Azevedo Benetti, André Abelardo Tavares, Daniel Pinheiro Bernardon;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[4] 01.4. Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade

O trabalho proposto expõe a concepção e o desenvolvimento de uma bancada didática para controle da tensão terminal de geradores síncronos. O produto concebido possui caráter multidisciplinar, no contexto das temáticas de conversão eletromecânica de energia, controle, programação de sistemas digitais, acionamentos elétricos e instrumentação, e possibilitará a integração de atividades práticas ao curso de engenharia elétrica por meio de um sistema supervisório. A bancada consiste em um gerador síncrono acoplado a um motor assíncrono que simula a operação da máquina motriz, e a regulação da tensão terminal é realizada por meio do controle da excitação do gerador síncrono. Os blocos de controle e filtros do regulador de tensão foram programados em um Controlador Lógico Programável (CLP) a partir dos modelos discretos e validados em testes com um gerador de funções. A validação do regulador de tensão foi realizada com a operação do gerador a vazio e acoplado a uma bancada de cargas. Enfatiza-se que a bancada didática desenvolvida apresenta baixo custo quando comparada a soluções semelhantes no mercado nacional.

Regulador de tensão, gerador síncrono, controle digital
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