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Artigo


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IMPESSOALIDADE NA LINGUAGEM ACADÊMICO-CIENTÍFICA: UTILIZAÇÃO DO APAGAMENTO DO SUJEITO EM ARTIGOS;

Cláudio Roberto da Cunha Filho, Caio Breno Sousa Silva, João Pedro Gomes da Silva Filho, Mateus Fernandes Menezes, Ramon Júlio Nonato Silva, Renata dos Santos, Maria Elizabete Villela Santiago;

COBENGE17

[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

No ambiente da engenharia, artigos de pesquisa devem ser divulgados para o mundo, a fim de ajudar a evolução da ciência como um todo. Porém, este tipo de publicação deve atender a alguns métodos e características adotados para este público em especial: a linguagem acadêmico-científica. Uma das características mais perceptíveis dessa linguagem é a escrita impessoal, ou seja, utilizar da terceira pessoa para escrita do texto, com o objetivo de evitar a menção da primeira pessoa por razão de que os resultados destes textos devem ser transmitidos de forma a não representar a ideia ou opinião de uma pessoa em particular. Esse tipo de aplicação, chamado de apagamento do sujeito, vem sendo aplicado em textos referentes à engenharia? Neste estudo, desenvolvido como parte de um projeto interdisciplinar de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, na Universidade Federal de Itajubá - Campus de Itabira (MG), foi verificada a existência de verbos e pronomes na primeira pessoa do singular e plural em artigos relativos à engenharia dos anos de 2015 e 2016. Para verificar esta incidência, foi realizada a contagem destes verbos e pronomes encontrados nos artigos selecionados. Concluiu-se que o uso da primeira pessoa neste tipo de artigo na maioria das vezes não ocorre, sendo observado que essa linguagem é respeitada em textos referentes à engenharia.

Linguagem acadêmico-científica, Elaboração de Artigos, Artigos em engenharia, Impessoalidade em textos científicos.
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