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Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMREFLEXÕES PARA A INOVAÇÃO E USO DAS TIC PARA A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA EM ENGENHARIA;

Marcos Jolbert Cáceres Azambuja, Jose Aquiles Baesso Grimoni;

COBENGE17

[7] 07. Educação presencial e à distância em Engenharia e Tecnologia

[24] 07.1. Formação mediada por tecnologia

A Educação Híbrida é uma tendência inovadora e promissora para a Educação de Engenharia, pelo ensino-aprendizagem, pela sua flexibilidade, pelo seu acesso e ainda mais pela otimização de recursos. Ela tem o potencial de melhorar e transformar a Educação de Engenharia, tendo como um de seus objetivos a aproximação do conhecimento no "status extramuros" para dentro da universidade, ela ajuda a fornecer letramentos digitais para o graduando e para o trabalhador global do conhecimento. Se por um lado a educação convencional sempre fez uso de atividades não presenciais como parte de seu programa, por outro lado é cada vez mais comum a experiência de encontros presenciais e virtuais em cursos que se denominam a distância. Além disso, com a ajuda das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), as tecnologias interativas em atividades virtuais estão conseguindo aumentar as sensações de proximidade interativa e espacial entre professor/aluno, aluno/aluno e aluno/conteúdo. Em vista disso, a partir dos estudos do tráfego global de dados da Cisco, o presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões e perspectivas para o uso da Educação Híbrida para a Educação em Engenharia. As reflexões obtidas por meio dessa pesquisa podem auxiliar no desenvolvimento de propostas para a Educação Híbrida no ensino de Engenharia. A metodologia abrange: revisão de literatura, análise do tráfego global de dados da Cisco, diretrizes para o uso da Educação Híbrida; e ao final será apresentado, resultados e conclusões que possam revelar uma série de estratégias e atividades de Educação Híbrida para a Educação em Engenharia.

Educação híbrida, Inovação, Tráfego global de dados, Educação do futuro.
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