Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


364

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMProjeto de Extensão Engenharia Na Escola: Construção e Uso de Objetos Educacionais para Alunos do Ensino Médio;

Cádmo Augusto Rodrigues Dias, Renata Umbelino Rego, Viviane Cristina Dias;

COBENGE17

[8] 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio

[27] 08.1. Relato de experiências

O presente trabalho apresenta uma proposta de utilização de objetos educacionais usando os conceitos de eletrônica de forma lúdica para o ensino de matemática e física para estudantes do Ensino Médio, mais especificamente, sobre a área de termodinâmica, estudada por alunos do 2º ano. Como pôde ser observado por meio de diversas pesquisas, os alunos da citada faixa etária encontram sérias dificuldades com todas as matérias de exatas, sempre alegando abstração e não entendimento dos conceitos básicos e do motivo dos cálculos, bem como a aplicação no dia-a-dia. A Engenharia, vista como meio facilitador no escopo deste trabalho, leva a construção de um módulo no qual alguns experimentos relacionados ao tema em questão buscarão atrair o interesse de mais alunos para área das Ciências Exatas. O módulo será construído com material de baixo custo, reciclável, leve e flexível, de forma que professores poderão transportá-lo sem grandes dificuldades, para várias escolas diferentes. A parte eletrônica é implementada utilizando um microcontrolador do tipo Arduino UNO que se apresenta uma arquitetura versátil, segura e de baixo custo. Além do módulo, será feito um guia didático que explicará a programação passo a passo para os alunos, bem como a ligação dos componentes eletrônicos e afins. Além de despertar o interesse na área das Ciências Exatas vistas em sala, a utilização de códigos abertos para programação e a montagem atrai o aluno para a área do desenvolvimento tecnológico e, futuramente, para a área da Engenharia, direcionando melhor aqueles alunos com vocação para a área.

Arduino, Engenharia, Termodinâmica, Ensino Médio, plataforma didática.
Voltar