Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


349

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA PROPOSTA PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS E FERRAMENTAS DIGITAIS-VIRTUAIS;

Manuel Leonel da Costa Neto, Iasmim Andrade Almeida, José Roberto Quezada Peña, Francimary Macêdo Martins;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

O ensino de Instrumentação Eletrônica, nos últimos anos, tem sido reformulado, considerando as novas tecnologias e a interdisciplinaridade desta com outras disciplinas do Curso de Engenharia Elétrica. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atualização da ementa da disciplina Instrumentação Eletrônica pertencente ao Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e principalmente, ferramentas metodológicas para apoio a seu ensino, de forma que se promova verdadeira inovação na Educação em Engenharia. Esta proposta é baseada em um estudo sobre os conteúdos ministrados em cursos de graduação em Engenharia Elétrica no Brasil, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Instrumentação Virtual e Tecnologias da Informação e da Comunicação. Os procedimentos metodológicos utilizados para elaboração desta proposta consistiram respectivamente em: filtragem quantitativa das ementas propostas para disciplinas pertencentes à área de Instrumentação Eletrônica por outros cursos de graduação em Engenharia Elétrica, com base em seu conceito CPC; estudo das propostas selecionadas; pesquisa bibliográfica sobre os temas presentes nestas; produção de uma ementa atualizada; pesquisa bibliográfica sobre métodos e materiais passíveis de serem adotados para apoio ao ensino da ementa proposta; proposição de materiais e métodos para este ensino. O resultado deste trabalho pode ser utilizado para o ensino teórico-prático da disciplina Instrumentação Eletrônica e como referência para outras disciplinas afins.

Projeto pedagógico; Educação em Engenharia; Instrumentação Eletrônica; Instrumentação Virtual; Metodologias Ativas.
Voltar