Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


345

AVALIAÇÃO DAS TÉCNICAS DE ENSINO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ;

HORACIO LIMA DA SILVA, WALLYSON SANTOS MARTINS, ODIVALDO BARBOSA DIAS;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[3] 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem

Diversas técnicas e metodologias educacionais, usadas no presente momento como recursos no ensino da engenharia, estão baseadas em uma estrutura tradicional na qual o docente possui o saber e o aluno é o receptor passivo. No entanto, estudos mostram que ainda existe uma deficiência metodológica, reduzindo resultados satisfatórios em relação às atuais necessidades dos discentes. Insere-se como hipótese primordial a elevação da relevância do professor no processo de difusão de conhecimento, por meio de técnicas mais adequadas. Portanto, visando analisar formas no atendimento às lacunas no ensino atual da engenharia, este artigo buscou identificar, por meio do diagnóstico da compreensão de amostras de alunos, métodos de ensino do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará, Campus Belém. Para isso, os alunos responderam questionários para avaliação de sua percepção sobre a aprendizagem. Os resultados confirmaram a visão do predomínio da escola tradicional, no entanto, mostraram também que o professor ocupa função facilitadora nesse processo, bem como o conforto dos discentes quanto às metodologias tradicionais aplicadas, inclusive rejeitando outras técnicas de ensino consideradas mais modernas.

Métodos, Engenharia, Ensino, Discente, Aprendizagem.
Voltar