Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


342

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA UTILIZANDO PLATAFORMA DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL, BASEADA EM LABVIEW E ELVIS II;

José Roberto Quezada Peña, Jefferson William Cunha de Oliveira, Manuel Leonel da Costa Neto, Francimary Macêdo Martins;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Neste trabalho é apresentada uma proposta de aplicação de técnicas de Desenho Instrucional (DI), juntamente com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), para promover uma aprendizagem ativa no conteúdo prático (laboratório) da disciplina Instrumentação Eletrônica do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), utilizando Metodologias Ativas como a Sala de Aula Invertida (FlippedClassroom) e o conceito de Instrumentação Virtual, consolidado pelo uso do software LabVIEW e a Plataforma NI-ELVIS II, da National Instruments, que compõe uma plataforma poderosa de instrumentação e ensino. A proposta é um produto do Laboratório de Desenvolvimento de Objetos, Modelos e Protótipos Inovadores de Aprendizado para apoio ao ensino da Eletrônica de Potência e Instrumentação (LabMOPA- EPI) do curso de Engenharia Elétrica da UFMA, que tem sua origem motivada dentro da iniciativa CAPES-DED e ABENGE, denominada de: Programa de Engenharia a Distância em Rede Nacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UABEng, que ocorreu no ano de 2014, e segue a diretriz de produzir material e metodologias para apoio ao ensino de Engenharia Elétrica, no ensino experimental de Instrumentação Eletrônica. Este ensino experimental se propõe inovador ao intentar tirar o aluno de seu estado passivo e colocá-lo num estado ativo, tornando-o protagonista de sua educação mudando o cenário de estudo em sala de aula.

Instrumentação Virtual, Metodologias Ativas, Desenho Instrucional, Sala de Aula Invertida, TDICs.
Voltar