341
DESAFIO PET DE ROBOTICA;
LARYSSA MARIA DE SOUSA DUARTE, TAIRONE MAMEDE DA SILVA FERNANDES, MATEUS DELFINO ROM?O, JEFFERSON COSTA E SILVA, WALISSON DA SILVA SOARES;
COBENGE17
[5] 05. Indissociabilidade entre a tríade ensino, pesquisa e extensão
[17] 05.1. Experiência dos grupos PET e afins
O desafio PET é uma atividade desenvolvida pelo PET (Programa de Educação Tutorial) de Engenharia Elétrica do IFPB, juntamente com outros grupos de estudo da mesma instituição. Esse evento busca a difusão da robótica no ambiente escolar e a interação dos estudantes de todo o estado. No decorrer de um dia, são realizadas atividades que buscam aplicar conhecimentos na área de robótica e programação. O desafio se divide em duas categorias, a primeira é voltada a uma competição de LEGO segue-faixa, em que uma pista confeccionada pelo PET é utilizada para essa competição. A segunda competição é a Corrida com Obstáculos, os quais são dispostos em sequência, com variados níveis de dificuldade, e quando este não for transpassado, uma penalidade em tempo é aplicada ao competidor. Ambas as competições têm como critério de avaliação o tempo de prova, fator que define qual será o vencedor.
O objetivo principal do evento é estimular os alunos a aplicar o conhecimento técnico já adquirido nas salas de aula, desenvolver o raciocínio e a lógica, promover a integração entre os vários cursos da região em um contexto pedagógico, desenvolver o trabalho em equipe por meio de uma abordagem prática de ensino-aprendizagem mediante a utilização da robótica, fomentar nos participantes o interesse para prosseguir nos estudos acadêmicos e na vida profissional nos diversos ramos da engenharia e incentivar a inserção de novos alunos em competições de robótica.
PET, Competição, Robótica, Interdisciplinaridade.