336
INFLUÊNCIA DO CURSO DE NIVELAMENTO DO PCNA NO ÍNDICE DE APROVAÇÃO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA BÁSICA DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UFPA NO ANO DE 2016;
ELVIS JONES ARA?JO DE ALMEIDA, LUIS FELIPE MAIA SOARES, KAIQUE MATHEUS CASTRO CABRAL;
COBENGE17
[3] 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia
[11] 03.3. Acolhimento e nivelamento
A problemática da evasão de alunos no ensino superior vem sendo discutida há anos e suas causas como a reprovação nas disciplinas básicas estão sendo combatidas bastante na última década. O Programa do Curso de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA), foi criado com objetivo de combater a reprovação das disciplinas básicas das engenharias, aumentando o índice de aprovação nessas disciplinas. Através do curso de nivelamento, o projeto traz uma forma de combater essa problemática preenchendo as lacunas provenientes do ensino fundamental/médio trazidas com os alunos ingressantes no ensino superior. Esse trabalho expõe o estudo realizado em cima do desempenho dos alunos que participaram do curso de nivelamento nas disciplinas equivalentes a química básica durante o ano de 2016. Por meio das quantidades de aprovações dos alunos em seus respectivos cursos, foi possível observar uma evolução de 47% do índice de aprovação entre os alunos que participaram do projeto em comparação àqueles que não usaram do recurso disponível gratuitamente pela Universidade Federal do Pará para os cursos de engenharia. Com base nesse resultado, observa-se que o curso de nivelamento aplicado no ano de 2016, influenciou sobremaneira no aumento do índice de aprovação em química básica nos cursos de engenharias estudados neste trabalho.
PCNA, Aprovação, Química, Engenharia.