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FORMAÇÃO CIDADÃ E RESPONSABILIDADE SOCIAL: COMO A ONG ENGENHEIROS SEM FRONTEIRAS PODE CONTRIBUIR PARA O ATENDIMENTO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE ENGENHARIA.;
DIANA FIORI RUBIM, MARIA APARECIDA STEINHERZ HIPPERT;
O presente artigo tem como objetivo fazer um estudo das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Engenharia, a fim de identificar quais são suas demandas, sobretudo aquelas que dizem respeito à formação cidadã e responsabilidade social, e além disso, investigar o potencial da ONG Engenheiros Sem Fronteiras como agente de atendimento de tais demandas. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica. Como conclusão, foi possível verificar que a Universidade Federal de Juiz de Fora pode estabelecer uma relação de benefício mútuo com o Engenheiros Sem Fronteiras local, isto pois, ao passo que ela confere parceria institucional e sede para a ONG, os alunos que se tornam membros da mesma são capazes de desenvolver as competências e atingir o perfil do egresso esperado através das novas DCNs, recebendo uma formação humanística e crítica, através de trabalhos em equipes multidisciplinares e aprendizagem ativa.
Formação Cidadã. Responsabilidade Social. Engenheiros Sem Fronteiras