3356
GOOGLE CLASSROOM COMO METODOLOGIA ATIVA NA PROPOSTA DE ENSINO HÍBRIDO NO PCNA;
LUKAS RIBEIRO MOURA DE SOUSA, SANDRO MATEUS GON?ALVES MONTEIRO, ADRIAN DAV? DE LIMA GON?ALVES, PAULO HENRIQUE DE LIMA SOUZA, ALEXANDRE GUIMAR?ES RODRIGUES, SHIRLEY CRISTINA CABRAL NASCIMENTO;
É notória a deficiência de conhecimentos apresentada pelos ingressantes dos cursos de engenharia oriundos da escola pública. Uma consequência desse problema se reflete nos índices de retenção e reprovação, uma vez que essa deficiência não permite ao aluno acompanhar o curso e concluí-lo no tempo mínimo. Na tentativa de minimizar essas consequências, são de extrema importância iniciativas e estratégias tais como o Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), proposta voltada a reduzir os índices de reprovação nos cursos de engenharia por meio da oferta de cursos de nivelamento. Utilizando uma abordagem quantitativa baseada no método Survey interseccional, o presente artigo busca analisar o impacto e a efetividade do uso da plataforma Google Classroom como metodologia ativa de aprendizagem para os alunos de um curso de nivelamento presencial com o apoio de recursos virtuais de ensino e aprendizado. A adesão à metodologia, a acessibilidade, a disponibilidade dos recursos ofertados e o estímulo ao estudo autônomo apresentaram resultados positivos após a realização do curso. Com isso, espera-se estimular o uso de tais ferramentas tecnológicas de ensino e aprendizagem por parte das instituições educacionais, principalmente no atual contexto, em que o ensino remoto tornou-se necessário.
Ensino híbrido. Sala de aula invertida. Google Classroom. PCNA.