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ENSINO DA INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA A PARTIR DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO;

LUIS HENRIQUE DIAS BRAGA;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

Atualmente, o eletromagnetismo é um ramo da Física de fundamental importância para o funcionamento de diversas tecnologias, no entanto, o seu estudo é de difícil compreensão, visto que seus conceitos são relativamente abstratos e isso prejudica o ensino-aprendizagem. Soma-se a isso, o fato de que a educação pública, no geral, não incentiva a experimentação científica, acarretando problemas na formação pedagógica dos estudantes, pois eles não são capazes de problematizar os assuntos abordados e verificar os fenômenos físicos ao seu redor. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é proporcionar uma melhor aprendizagem do princípio da indução eletromagnética e despertar o interesse de novos estudantes pela área da Engenharia. Para isto, foi proposto o uso de experimentos didáticos como uma metodologia capaz de promover um ensino mais significativo dos conhecimentos científicos. Os equipamentos propostos foram um motor de passo e uma mini-hidrelétrica, como uma forma de demonstrar vários tipos de conversão de energia para alunos do Ensino Médio. Portanto, o uso de sistemas físicos reais como recurso didático, apresenta-se como uma possibilidade para discutir a função da Engenharia, enquanto atividade de pesquisa com características próprias e implicações sociais, além de contribuir para a formação profissional e acadêmica dos discentes de Engenharia Física da UFOPA e possibilitar a oportunidade dos educandos das escolas públicas entrarem em contato mais efetivo com atividades científicas e tecnológicas.

Ensino-aprendizagem. Indução eletromagnética. Experimentação científica. Engenharia.
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