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Artigo


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ATIVIDADE BASEADA EM PROBLEMA APLICADA NA DISCIPLINA DE SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS: METODOLOGIA SATC 2030;

Yan Iuri Fagundes Cardoso, Marina de Souza Costa, Augusto Mandelli, Luiz Eduardo dos Santos Bif, Irlan von Linsingen, Richard de Medeiros Castro;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

Atualmente o uso de ações metodológicos e didática para a inovação do ensino em faculdades e universidades do Brasil são evidenciadas. A metodologia de aprendizagem da Faculdade SATC propõe aos professores que esta prática deve ser de caráter exitosa, concebida em um ambiente colaborativo e de cocriação. Esta proposta está relacionada com a nova conjuntura global das tecnologias educacionais de acesso à informação em qualquer tempo e lugar, da quebra de paradigmas da educação tradicional e principalmente das novas competências e habilidades requeridas pelo mercado de trabalho. Com esse propósito, a cada semestre, diversos grupos formados por acadêmicos, são encorajados na resolução de problemas reais, auxiliados constantemente pelo professor, que possui um papel fundamental que é o compartilhamento de suas experiências profissionais na resolução desses problemas. Nesse trabalho, os acadêmicos tiveram que avaliar a utilização de um acumulador de pressão em um sistema hidráulico que opera em condições intermitentes. Alguns circuitos hidráulicos demandam de elevados fluxos para curtos intervalos de tempo, e esse modo de operação implica no elevado consumo de energia do sistema de acionamento, e o emprego desses acumuladores se mostra uma boa opção. No aspecto geral, a aplicação do acumulador demonstrou uma alternativa satisfatória, podendo melhorar a eficiência energética do equipamento, bem como na viabilidade econômica. As metodologias de aprendizagem baseada em problema se demonstraram uma evolução positiva aos métodos tradicionais, proporcionando o desenvolvimento da autonomia dos discentes.

Metodologia de aprendizagem. Inovação no ensino. Sistemas hidráulicos. Acumulador de pressão. Eficiência energética.
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