Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3351

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETE DE CORPO GEOLÓGICO PARA ENSINO DE ENGENHARIA DE MINAS;

Kennedy da Silva Ramos, Antonio Ítalo Rodrigues de Souza, Antonio Flavio Ferreira Lima, Ana Chirlem Soares Texeira, Domingos Sávio Oliveira Timbó Vasconcelos, Jefferson Gonçalves Farias;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

O ensino de mineração apresenta desafios, como a cubagem de depósitos geológicos. Este desafio advém das peculiaridades de os depósitos estarem em subsuperfície e serem extenso, além do fato de o ensino teórico do assunto apresenta deficiências de aprendizagem. Assim, o uso de metodologia ativa e a criatividade dos alunos permite a criação de soluções efetivas e de um ensino mais eficiente. Desta forma, foi construída, pelos alunos, uma maquete de corpo geológico que permitiu superar a limitação do ensino teórico, além de ser um modelo manuseável, transportável, uma importante ferramenta de aula, e mais, feito pelos próprios alunos que tiveram ganhos expressivo de aprendizagem por terem sido os protagonistas do próprio processo de ensino-aprendizagem.

Metodologia ativa. Maquete de corpo geológico. Ensino de Engenharia de Minas.
Voltar