Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3351

METODOLOGIA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETE DE CORPO GEOLÓGICO PARA ENSINO DE ENGENHARIA DE MINAS;

KENNEDY DA SILVA RAMOS, ANTONIO ?TALO RODRIGUES DE SOUZA, ANTONIO FLAVIO FERREIRA LIMA, ANA CHIRLEM SOARES TEXEIRA, DOMINGOS S?VIO OLIVEIRA TIMB? VASCONCELOS, JEFFERSON GON?ALVES FARIAS;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

O ensino de mineração apresenta desafios, como a cubagem de depósitos geológicos. Este desafio advém das peculiaridades de os depósitos estarem em subsuperfície e serem extenso, além do fato de o ensino teórico do assunto apresenta deficiências de aprendizagem. Assim, o uso de metodologia ativa e a criatividade dos alunos permite a criação de soluções efetivas e de um ensino mais eficiente. Desta forma, foi construída, pelos alunos, uma maquete de corpo geológico que permitiu superar a limitação do ensino teórico, além de ser um modelo manuseável, transportável, uma importante ferramenta de aula, e mais, feito pelos próprios alunos que tiveram ganhos expressivo de aprendizagem por terem sido os protagonistas do próprio processo de ensino-aprendizagem.

Metodologia ativa. Maquete de corpo geológico. Ensino de Engenharia de Minas.
Voltar